Auxílio ao Diagnóstico

Que informações e exames são necessários para o diagnóstico de uma OCD?

Dados clínicos
Para envio de dados clínicos preencha e envie o formulário que pode ser encontrado clicando ‘Formulário’ na barra do menu  acima.

Radiografia simples do esqueleto
A radiografia deve ter boa qualidade e deve mostrar todo o esqueleto do recém-nascido (babygram é a denominação utilizada pelos autores de língua inglesa. Nós utilizamos a palavra corpograma). O corpograma deve ser tomado nas incidências AP e perfil. Se as mãos e os pés não ficarem bem visíveis, raio-X de mãos e pés em AP também devem ser feitos. Clique aqui para ver exemplos

Fotografia clínica
Fotografar o recém-nascido (corpo inteiro) de frente, de perfil e de costas. Fotografar também qualquer detalhe que pareça relevante.

Extração de DNA para estudo molecular
Retirar sangue de cordão ou sangue periférico do recém-nascido para extração de DNA sempre que possível. Se tiver dificuldade para a extração de DNA, o sangue pode ser enviado para nós. Entre em contato conosco clicando em “contato” no menu acima.

Exame de necrópsia
Nos casos de óbito a necrópsia pode ser muito importante. A placa de crescimento deve ser avaliada.  Em caso de necessidade entrar em contato conosco.

Outros exames
A necessidade de outros exames será discutida a partir dos dados acima.

Comments are closed.